(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Atenção redobrada com as correntes de retorno no mar

Correntes de retorno

Correntes de retorno no mar podem apresentar perigo à banhistas

A beleza de nossas praias em contraste com as montanhas esverdeadas da Serra do Mar, encantam a todos que frequentam a região.

Nossas águas cristalinas e mornas atraem turistas em qualquer época do ano. Porém, as chamadas correntes de retorno podem ser encontradas em litorais de qualquer região costeira.  Elas representam um dos maiores perigos para os banhistas desavisados.

Fortes, estreitas e rápidas! Elas são as responsáveis por uma série de acidentes. As correntes de retorno são muito conhecidas por arrastarem as pessoas para dentro mar a até dois metros por segundo. Geralmente são formadas em águas rasas, com até um metro de profundidade e bancos de areia – compostos de sedimentos depositados por ondas e marés.

Essas correntes são consideradas perigosas porque levam qualquer coisa ou pessoa em seu caminho e percebê-las nas praias não é fácil para os banhistas. Quando eles entram nessas correntes de retorno, são puxados rapidamente para o fundo do mar.

Se cair numa corrente de retorno, a primeira dica é não entrar em pânico. Tentar nadar contra a corrente em direção à praia não é algo que possa ser feito. Cada poucos centímetros de progresso o banhista notará que está sendo empurrado cada vez mais na direção contrária. Dessa forma, a melhor solução é tentar nadar para os lados, saindo do fluxo da corrente e, posteriormente, voltar à praia. Apesar desse raciocínio ser difícil em um momento de pânico, ele realmente poderá ajudar a salvar sua vida.

Para identificar as correntes de retorno no mar os banhistas devem observar o mar de um ponto alto. Se perceber as correntes de retorno nunca entre! Procure frequentar somente as praias consideradas seguras pelos salva-vidas.

 


Sarita

No description.Please update your profile.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X