(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Tome cuidado ao fazer suas trilhas

Aproveite suas trilhas de forma segura

Para quem gosta de fazer trilhas observando as belezas da natureza, deve estar preparado para essa aventura. Geralmente esses ambientes naturais são de difícil acesso.

É claro que vai de caminhada para caminhada. Tudo vai depender da duração, a época do ano e o local que irá realizar sua trilha para saber quais equipamentos não poderão faltar durante o trajeto. Selecionamos alguns equipamentos básicos que não podem faltar em sua caminhada.

Fique atento ao vestuário

Quando falamos em estar fazer trilhas em ambientes naturais, precisa estar preparado para mudanças repentinas no tempo. Por isso, é recomendável sempre levar um anorak, para o caso de chuva ou vento. No entanto, tudo vai depender do dia, horário e qual estação do ano vai se aventurar em uma trilha.

O uso de uma camisa esportiva, que não seja de algodão, ou seja, não molhe, pode ajudar muito a evitar a perda de calor decorrente do contato com a blusa molhada de suor.

É essencial usar roupa confortável e calça que permita movimentos, e permaneça seca, de tecidos sem algodão como tactel, micro fibra e similares.  Meias esportivas, que não seja de algodão é uma grande opção em seu percurso.

Calçado apropriado

Agora que já sabemos algumas dicas essências para a nossa trilha, vamos falar de calçado. Com uma variedade de botas de caminhada no mercado, podemos ficar na dúvida sobre com a melhor para usar durante nossa trilha. Algumas dúvidas podem surgir, será que precisa ser leve, pesado, ter cano alto ou cano curto?

Em nosso dia-a-dia não usamos calçados considerados adequados às exigências do ambiente natural, então saibam que eles não suportariam terrenos irregulares encontrados nas trilhas e não trariam conforto para nossos pés. Lembre-se que é importante não só ser adaptado ao ambiente externo, mas também ao interno, ou seja, seu pé tem que ficar confortável nele.

Acessórios básicos

Mochila – é importante ficar atento com os tipo de mochilas você vai precisar usar para fazer sua trilha. Existem vários modelos, adequados para diversas situações: cargueiras, de uso misto e diário. Para uma caminhada de poucas horas uma mochila pequena, para uma trilha de vários dias uma cargueira.

Ter uma mochila confortável pode evitar um dia de desconforto, além de dores na coluna.

Cantil/Garrafa – estar hidratado durante sua caminhada é importantíssimo, ainda mais em dias de sol. Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol. Hoje já existem mochilas com compartimentos especiais para colocar cantis de hidratação. Não importa se carregamos nosso cantil ou garrafinha d´agua, precisamos estar hidratados.

Para não ficar com o corpo desidratado a dica é beber pequenos goles de água a cada 40 ou 40 minutos.

Lanterna – Durante o passeio pode acontecer alguns imprevistos, como perda de controle de horário, bifurcação errada ou até mesmo um acidente; por isso não pode esquecer-se de levar uma lanterna.

E antes de sair de casa, não custa nada conferir se a lanterna está funcionando e se as pilhas estão carregadas para não carregar peso desnecessário e ainda passar por apuros.

Papel higiênico e saco de lixo – Respeite a natureza e pratique os princípios do mínimo impacto em trilhas. Carregue sempre todo o seu lixo de volta numa caminhada, inclusive o papel higiênico. E nunca evacue próximo a cursos d’água para não poluí-los. É recomendável se afastar pelo menos 30 metros e enterrar os dejetos sólidos. Lembre-se que você é o estranho naquele espaço, e por isso deve fazer de tudo para não alterá-lo.

 

 


Regis Thiago

No description.Please update your profile.

You must be logged in to post a comment