(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Cuidados com a pele: Atenções e benefícios do Sol

Cuidados com a pele

O Brasil é um país tropical, onde maior parte do ano o sol se destaca e os cuidados com a pele redobram. Principalmente para quem está na praia, muito exposto a raios ultravioletas. Proteção é a palavra de ordem em qualquer estação do ano.

A falta dos cuidados com a pele, aliada ao uso de produtos de procedência duvidosa para se bronzear, podem acarretar num câncer de pele. Essa doença correspondente a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Além disso, muitas pessoas não mantêm o hábito de colocar um protetor solar de 3 em 3 horas (indicado pelos dermatologistas), não se hidratam constantemente (tomar pelo menos 2 litros de água por dia) e ficam muito expostas ao sol, causando queimaduras na pele.

Benefícios do Sol

Mas tomar sol também é fundamental para o corpo obter vitamina D e para os cuidados com a pele. O sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%. Idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência são indicados a usar suplementos de vitamina D.

O ideal é se expor antes das 10h da manhã, por mais ou menos 15 ou 20 minutos, por pelo menos 3 vezes na semana. Utilize camiseta e bermuda para manter os cuidados com a pele e, nesse tempo, não é necessário o uso do protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele.

A vitamina D ajuda a absorver o cálcio do organismo e evita a osteoporose – doença que enfraquece os ossos e pode causar fraturas, principalmente na coluna, bacia, punhos e costelas. A vitamina D também mantém o equilíbrio, evita quedas e dá mais vigor aos músculos. E pode ajudar no tratamento de doenças reumáticas, autoimunes, diabetes e alguns tipos de câncer.

Cálculo de proteção solar

Para calcular qual deve ser o cuidado com a pele, observe qual tipo de pele é a sua. A indústria leva em conta o tempo que uma pessoa branca demora a ficar vermelha. Por exemplo, se alguém exposto ao sol começar a se queimar em 3 minutos, deve-se multiplicar esse tempo por 15, e o resultado é o período em que a pele estará protegida, ou seja, 45 minutos. Depois disso, o indivíduo deve reaplicar o protetor.

Pronto! agora que você já sabe como cuidar da sua pele, é hora de curtir a praia e aproveitar seu descanso 🙂


Sarita

Sou diretora de Conteúdo na Divulggare que é a agência responsável para administrar e publicar os artigos no blog da Pousada Port Louis.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X