(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Dicas de viagem: Alta ou baixa temporada?

Alta ou Baixa Temporada

Alta ou Baixa Temporada: Quando viajar

Pé na estrada! Essa sem dúvida é uma das frases que todos queremos dizer, principalmente quando o destino é o tão esperado descanso, seja ele na alta ou baixa temporada.

Mas antes de meter o pé na estrada é importante fazer um planejamento da tão desejada viagem. E quando devo viajar? Na alta ou baixa temporada?

Viajar na alta ou baixa temporada são experiências totalmente diferentes independente do destino escolhido. Essas variações de temporada afetam, por exemplo, o valor das diárias e podem influenciar a sua experiência no destino escolhido.

Mas o que exatamente significa alta ou baixa temporada? Compreender o significado dessas expressões pode fazer a diferença na escolha do período da sua viagem.

Para que você possa planejar uma viagem inesquecível, sem transtornos ou gastos fora do seu orçamento, o primeiro passo é entender o que é a baixa temporada e alta temporada, e quais são os seus diferenciais.

O conceito de alta e baixa temporada é relativo. Isso porque depende da época em que há mais viajantes, geralmente por conta da estação climática e de férias. Entretanto, fatores como feriados prolongados, datas festivas tradicionais e outras sazonalidades também podem ser determinantes para que fluxo de turistas aumente nos destinos em determinadas épocas do ano.

Alta temporada

No Brasil, a alta temporada é o período em que as cidades turísticas e hotéis recebem o maior fluxo de turistas. Geralmente corresponde à época em que há férias escolares e coletivas, ou seja, os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho. A alta temporada sempre implica em custos maiores, pois a demanda elevada permite que hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais cobrem mais por seus produtos e serviços.

O clima da região é outro fator que pode contribuir para o aumento de turistas. Nas praias, por exemplo, o maior fluxo se concentra durante o verão. Principalmente nos meses de dezembro e janeiro, período de férias escolares e quando o Sol colabora para que os dias de praia sejam ainda mais gostosos.

Além do mais, a maioria das pessoas tem disponibilidade para viajar nos meses de dezembro e janeiro. O que coincide com os períodos de alta temporada. Viajar nessa época é encontrar o destino em seu melhor momento com todas as atrações e passeios disponíveis.

Baixa temporada

A baixa temporada é normalmente nos meses de março até junho e de agosto a novembro e é o período em que o fluxo de turistas diminui, colaborando para que as cidades fiquem mais vazias. Geralmente são períodos em que o clima, a rotina de trabalho e outros fatores afastam os turistas dos destinos.

Isso não significa que seja uma época ruim para viajar, pelo contrário pode ser um excelente momento, pois surgem várias promoções para atrair os turistas, uma excelente oportunidade para quem busca tarifas menores e lugares mais vazios.

Essa época também é muito indicada para quem quer fugir do grande fluxo de turistas da alta temporada. Uma ótima oportunidade para conhecer um lugar novo e escapar da correria do dia a dia. Podendo aproveitar todas as atrações com tranquilidade, sem enfrentar filas ou disputar por um pequeno espaço na área da praia ou na piscina do hotel. Além de escapar dos engarrafamentos nas saídas das grandes cidades e em rodovias.

Planejar é o melhor destino

Ao definir a data da sua viagem leia os relatos de outras pessoas que viajaram na mesma época. É a melhor maneira de descobrir o que você poderá encontrar durante a sua viagem. Quais serviços estarão disponíveis, horários de passeios, atrações que podem fechar durante a baixa temporada etc. Fique atento também aos feriados que podem influenciar nas alterações tarifárias ao longo do ano.

Seja na alta ou baixa temporada, a dica é começar a planejar com antecedência todos os detalhes da sua viagem. É a melhor forma de garantir que a sua viagem seja satisfatória, evitando situações desconfortáveis durante os dias de descanso.


Sarita

No description.Please update your profile.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X