(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Decoração de casamento na praia

casamento na praia

Saiba como acertar e inspire-se!

Sol, mar, céu azul e um dia de tirar o fôlego!  

Casamento na praia é um verdadeiro sonho. A combinação entre mar, areia, céu azul e montanha cria um ambiente especial e muito propício para celebrar o amor.  

Grande parte da magia desse glorioso dia está na decoração usada no espaço que vai receber os noivos e seus convidados. 

Por esse motivo é importante dar uma atenção para a decoração que deve brilhar os olhos na hora do casamento na praia. 

Confira algumas dicas para arrasar na escolha e acertar em cheio! 

Decoração de casamento na praia: por onde começar? 

O casamento na praia se resume em puro romantismo, pelo cenário natural e paradisíaco. A beleza natural ao redor, além do som do mar são grandes aliados para o cenário perfeito e torna desnecessário qualquer excesso.  

A decoração é um dos itens essenciais do casamento e pode ser simples e naturalmente delicada. Mas para facilitar esse processo demanda muita atenção e organização. 

O ideal é contar com a ajuda de um profissional da área que vai saber exatamente o que fazer para transformar todas aquelas inspirações dos sonhos em realidade. Mas não deixe a decoração para última hora. Contrate o profissional, no mínimo, seis meses antes da cerimônia para evitar problemas de logísticas e dores de cabeça.  

Quanto custa uma decoração para casamento na praia? 

Apesar de muitas vezes indicar que o casamento na praia é mais econômico, é preciso rever esse consenso. O valor médio da decoração pode passar por variações orçamentárias diversas, desde a decoração mais simples – com elementos relativamente baratos – até as mais sofisticadas. 

Como em qualquer casamento, um bom planejamento a dois e avaliar a realidade financeira do casal sempre cai bem e refletirá em todas as frentes, inclusive na decoração.  

Quais estilos usar na decoração de casamento na praia? 

Na hora de escolher o estilo da decoração é interessante mesclar elementos rústicos ou temáticos. Opte por elementos decorativos que remetam a um clima praiano descontraído e agradável.  Conchas do mar nos arranjos florais, corais, artigos em palha, juta e estopa remetem diversão, leveza e alegria. 

Mostrar o estilo dos noivos, seus gostos e características também são importantes. Hoje é possível usar vários estilos decorativos respeitando a personalidade do casal, sem perder a bossa e a alegria de se casar na praia. Mesmo algumas pessoas associando o casamento à uma decoração 100% tropical, colorida ou náutica.   

É bacana trazer a identidade do casal em alguns detalhes personalizados, como nos convites, menus, tags, buquê da noiva, lembrancinhas, entre outros. 

Flores e folhagens: quais usar? 

No casamento na praia é recomendado o uso de flores que sejam resistentes ao calor. Esse cuidado é essencial para que os arranjos fiquem bonitos durante toda a comemoração. Aposte em flores tropicais como callas, gérberas, margaridas, girassóis, mosquitinhos e astromélias, além de folhagens resistentes ao calor. 

O uso de flores em itens como o corsage (pulseira com flores) para madrinhas; backdrops floridos ou adornado com plantas/folhagens e chalkboard (painel decorativo personalizado) como cenário de fotos caem bem com o tema. 

Quais cores usar na decoração de casamento na praia? 

É importante respeitar cada detalhe sonhado pelos noivos buscando a harmonia das cores com a natureza ao redor. Mas decorações em tons vibrantes também ficam estupendas e exuberantes. Tudo depende do perfil dos noivos. 

Casamentos noturnos 

A praia também é um belo cenário para casamentos noturnos. Embora os matutinos e diurnos sejam os mais comuns, se a comemoração for à noite, tipo luau, é bem interessante ter um projeto de iluminação como um varal de luzes, velas ou luminárias de chão. Esses detalhes deixam o ambiente aconchegante e sofisticado. Uma mobília rústica em rattan ou madeira também dão um toque especial à decoração. 

Confort Wedding 

O confort wedding é uma tendência que tem tudo a ver com os casamentos realizados ao ar livre. Nele, cada detalhe da decoração de casamento na praia está relacionado com a história do casal, a felicidade deles e a família, criando, assim, um evento é exclusivo. 

Nesse modelo de cerimônia se convida um número menor de pessoas. O objetivo do evento é o conforto, cuidado e maior atenção com cada um dos convidados.  

Use a criatividade! 

Lembra-se que mesmo com muitas possibilidades, na praia o menos é mais quando se trata de decoração. Mas é possível usar a criatividade para obter belos resultados: 

Os pergolados de madeira, um arco decorado com flores ou ainda um voal para o altar com fundo emoldurado para o azul natural do céu é algo realmente sublime; 

O tapete pode ser de palha ou uma passarela de madeira assentada na areia. O caminho pode ser contornado com pétalas, estacas de bambu, pedras, tecidos ou arranjos de flores colocados diretamente na areia; 

Os assentos dos convidados podem conter almofadas ou itens decorativos delicados, como flores amarradas em sisal ou voal; 

Leques para os convidados se refrescarem dão um toque esplêndido nos assentos, além de demonstrar cuidado e conforto para acolher os convidados.  

Caso a cerimônia seja de dia, é interessante disponibilizar aos convidados uma estação com itens como bebidas refrescantes, protetor solar, óculos de sol… fica bem elegante e gentil. 

Arranjos de flores naturais suspensos, portais feitos com porta de demolição e decoração com objetos em ferro fundido (lustres, quadros decorativos) tem sido uma grande tendência; 

É Importante deixar claro aos convidados o estilo de roupa apropriado para o evento e se ocorrerá diretamente na areia (pés na areia/informal) ou em salão beira mar (esporte fino). Algo bem interessante: alguns noivos sugerem a utilização de uma paleta de cores padrão para os convidados: isso gera um efeito naturalmente bonito nas fotos/filmagens, além de deixar todos na mesma sintonia. 

De olho nas tendências! 

O tradicional arco floral está sendo substituído por gazebos ou estruturas com folhagens e toques florais. 

A nave plantada na areia, para quem casa com os pés na areia, pode ser substituída por cestos e os vasos pelas folhagens ou flores cravadas no chão. Desta maneira, parecem que foram plantadas ali. 

Misturar o estilo preferido dos noivos com elementos que remetam ao ambiente praiano é uma ótima pedida. Essa mistura vem aparecendo com força total no cenário da decoração e continuará sendo tendência nos casamentos. Desta forma, as decorações ficam mais leves e harmônicas, sem perder o charme litorâneo. 

Cuidados com a decoração de casamento na praia 

Mesmo podendo brincar com a criatividade, alguns cuidados devem ser levados em consideração para não colocar todo o trabalho a perder no grande Dia: 

O mau tempo é um dos riscos que pode acontecer quando se deseja casar ao ar livre. A previsão do tempo pode falhar e uma chuva pode fazer a decoração desmoronar. Tenha sempre como plano B, a locação de uma tenda ou, ainda, um local coberto para acolher confortavelmente os convidados; 

Evite flores muito delicadas e que atraem muitos insetos, opte sempre por flores tropicais da época do ano em que será o casamento; 

É muito importante a presença de uma equipe de decoração para manter as flores frescas.  Locais a beira mar costumam ter muita ventania, por isso todos os itens decorativos precisam estar muito firme para não voar. Contrate sempre profissionais experientes no estilo desejado para manter a decoração impecável durante todo o evento; 


Sarita

Sou diretora de Conteúdo na Divulggare que é a agência responsável para administrar e publicar os artigos no blog da Pousada Port Louis.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X