(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Sol: Cuidado com ele em qualquer época do ano

O Sol está no dia-a-dia de todos nós

Com o sol não se pode brincar principalmente por vivermos em um Clima Tropical, favorecendo o dia-a-dia dos brasileiros.

A luz solar é a fonte de irradiação. É composta por radiação de comprimentos de ondas diversas e mesmo em dias nublados os raios solares conseguem penetrar na Terra.

Ao contrário do que muitos pensam, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo.

Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D. Com ela é possível melhorar a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

No entanto, temos que tomar alguns cuidados para tirarmos maior proveito do sol, o que nos obriga a nos proteger o ano todo.

Beba água

Consumir a quantidade de água necessária é primordial para manter o corpo hidratado. Os médicos recomendam beber no mínimo 2 litros de água por dia.

Pensando na correria do dia-a-dia, muitas pessoas não sabem por onde começar e tentam colocar em sua rotina diária o consumo de água.

Procure deixar uma garrafinha com água em locais bem visíveis, como na mesa do trabalho ou na mochila. Outra dica é colocar um alarme no relógio ou no celular para lembrar que está na hora de se hidratar.

Já para aquele que tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção; Inclua na sua alimentação frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma forma de consumir água sem perceber.

Use Filtro Solar

Hoje ao sair de casa, o sol não está muito firme, então posso relaxar com os meus cuidados com o sol? Claro que não. Mesmo nos dias sem sol é aconselhado à utilização de filtros solares. Sabia que cerca de 80% dos raios solares conseguem penetrar na Terra mesmo em dias nublados.

Os filtros solares são produtos capazes de proteger nossa pele dos raios ultravioleta evitando assim o foto envelhecimento e o desenvolvimento de câncer de pele. Os mais indicados são produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) de ao menos 15 ou 20.

Já para exposições mais longas como praias, piscinas, entre outros, ao mais indicado é fator 30 ou superior para realmente estarmos protegidos contra os raios UVA e UVB.

Outra questão é aplicar 30 minutos antes de sair no sol, em todas as partes do corpo (incluindo mãos, orelhas, nuca, pés e, no caso dos calvos, a cabeça).

Use roupas adequadas

Esse é um ponto importante. Em tempos mais quentes e abafados, utilizar roupas leves permite que nossa pele respire. Vale lembrar que tecidos mais grossos podem causar mal-estar e incomodo, por aumentarem a temperatura interna do nosso corpo.

Ao realizar atividades ao ar livre, ou trabalhemos na rua, chapéus e roupas de algodão retêm cerca de 90% das radiações ultravioleta (UV). Já os tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30% e podem provocar irritações, pois impedem a pele de respirar. Os Óculos de sol previnem contra catarata e lesões na córnea.

Outro detalhe é caso tenhamos feito tatuagens o mais aconselhável é evitar pegar sol nesta região para evitar possíveis queimaduras. Procedimentos como depilação ou peeling, são indicados usar roupas que protejam a área, a fim de evitar possíveis irritações e pigmentações.

Como diz o velho ditado, prevenir é melhor que remediar. Então, não importa a estação do ano, e principalmente no verão, não vamos dar bobeira com o sol.


Regis Thiago

No description.Please update your profile.

You must be logged in to post a comment