(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Como cuidar da pele do bebê no inverno

pele do bebê

Quem não quer ter uma pele do bebê?

A pele do bebê é macia, lisinha, gostosa… Mas até eles precisam de cuidados redobrados quando as temperaturas caem.

Nos meses de tempo frio, a cútis dos pequenos tende a ressecar e a desidratar, abrindo portas para complicações como dermatite e coceira. Outro problema que costuma aparecer com mais frequência e intensidade nas crianças, durante o inverno é a dermatite seborreica, caracterizada por crostas grossas que aparecem em áreas como couro cabeludo, pálpebras, orelhas, nariz e virilha.

Os cuidados com o banho também são fundamentais para manter a pele do bebê longe de complicações dermatológicas. Os dermatologistas recomendam evitar banhos muito quentes e demorados, evitar o uso de sabonetes antissépticos e o uso de esponjas ou buchas vegetais. O ideal é dar preferência para sabonetes cremosos, lavando principalmente axilas, genitais e pés, sendo que as outras áreas devem ser lavadas apenas com a espuma de outros locais do corpo.

Se o bebê fizer natação, é importante tirar o cloro do corpo o mais rápido possível. Outra dica é preferir roupas 100% algodão e nunca deixar de usá-las sob malhas de lã ou sintéticas, para evitar coceira e irritação da pele do bebê.

Para evitar o ressecamento da pele do bebê, algumas crianças precisam ainda usar emolientes após o banho, especialmente os atópicos e os de pele muito seca. O importante é usar um específico para cada bebê, para evitar ardência ou até mesmo irritação pelo produto.

Como prevenir

  1. Alimentação e hidratação

A amamentação exclusiva é a melhor opção para alimentar o bebé até aos 6 meses. O leite materno é o melhor alimento para o bebé, fornecendo todos os nutrientes de que necessita para crescer, mantem a pele elástica e hidratada também, e aumentar a imunidade para combater infeções. Com o início da introdução de outros alimentos, o bebê precisa de água entre as refeições para se manter bem hidratado.

  1. Abuse do hidratante

Isso mesmo! As loções apropriadas para a pele dos bebês podem e devem ser usadas durante o inverno a fim de evitar ressecamentos já nos primeiros meses de vida. No entanto, produtos mais específicos podem ter restrições e, por isso, a avaliação prévia de um dermatologista é fundamental antes do uso de qualquer produto.

  1. Evite banhos quentes e demorados

O banho do bebé deve ser rápido (não mais do que 5 minutos), com a temperatura da água a rondar os 37 ºC. Verifique sempre a temperatura da água antes de começar a dar banho ao bebé. Essa é uma atitude muito importante para a proteção da pele dos pequenos (e o planeta agradece!). Isso porque o contato prolongado com a água quente resseca pra valer o corpo da garotada.

O ideal é dar um banho rápido, com pouco sabonete, e adotar a rotina de passar um bom hidratante em todo o corpo do bebê.

Se necessário, aqueça o ambiente antes de despir o bebê e feche a porta para evitar correntes de ar. Prepare tudo o que vai precisar (toalha, produtos de higiene, fralda, roupa, etc.) e coloque no local onde vai vestir o bebê.

  1. Prefira roupas de algodão

O contato direto da pele do bebê com peças de lã pode causar irritações – ainda mais quando ela está ressecada. Por isso, prefira peças interiores em algodão para deixar a pele respirar e evitar alergias. Como os bebés perdem muito calor pelas extremidades, proteja a cabeça, as mãos e os pés.

  1. Não agasalhe demais

Quando está muito frio, o instinto materno de encapotar o filho é, muitas vezes, inevitável. Mas fique atenta, pois isso também pode ser prejudicial. O suor é sempre um sinal de muito agasalho e ficar com a pele úmida por muito tempo aumenta o risco de aparecerem brotoejas – aquelas bolinhas rosadas que pipocam na pele, especialmente no pescoço, no tronco, nos ombros e no rosto.

Se o bebê transpirar ou se mostrar mais irritado pode estar com calor. Vá retirando peças até o sentir confortável.

Curtiu as dicas da Pousada Port Louis? Deixe suas dicas para nós também 😉


Sarita

Sou diretora de Conteúdo na Divulggare que é a agência responsável para administrar e publicar os artigos no blog da Pousada Port Louis.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X