(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

9 dicas para revisar o carro antes de viajar

revisar o carro antes de viajar

Pegar a estrada para curtir com a família ou amigos é muito importante para recarregar as baterias e descansar da rotina corrida. Mas para evitar dores de cabeça durante a sua viagem, é fundamental revisar o carro antes de viajar.

O Check-up veicular é muito importante para garantir que os itens básicos de segurança estejam funcionando perfeitamente, evitando acidentes ou problemas que possam atrapalhar o seu passeio.

Mas, na hora de revisar o carro antes de viajar sempre surge a dúvida: o que devo priorizar ao revisar o carro antes de viajar? Pneus, faróis, freios, desembaçadores, retrovisores e cinto de segurança são alguns dos principais itens que precisam estar em perfeito estado antes de pegar a estrada com seu veículo.

Apesar de muitos detalhes variarem de acordo com a quantidade de quilômetros e das horas que você passará na estrada, alguns itens são básicos e devem entrar na lista para revisar o carro antes de viajar, independentemente da distância.

Confira quais são os principais itens que você deve revisar o carro antes de viajar:

1. Freios

São os componentes precisam de atenção redobrada do condutor. Durante uma revisão de segurança, se pode obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e do disco de freio. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo.

2. Bateria

Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do carro, deve estar em ordem. Esse componente ajuda o veículo a ligar, continuar funcionando e desempenhando tarefas relacionadas ao sistema elétrico. Geralmente, sua vida útil varia entre cinco e sete anos. A manutenção, por meio de revisões regulares e testes de desempenho, garantem seu funcionamento e evita surpresas desagradáveis na hora de dar a partida, por exemplo.

3. Troca de óleo

A troca de óleo deve ser feita a cada 5 mil quilômetros percorridos ou de seis em seis meses, o que ocorrer primeiro. Portanto, antes de viajar, verifique se a distância da sua viagem está compatível com a necessidade de substituir o lubrificante.

Se você notar que a quilometragem máxima do óleo será atingida durante o passeio, é melhor providenciar a troca antes. Assim, você fica tranquilo e garante o bom funcionamento do seu motor.

4. Radiador

Você sabia que os problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada? Por isso mesmo esse é outro sistema fundamental nas revisões. Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água.

5. Pneus

Este é outro procedimento simples e importante. Seus pneus são a única ligação que você tem com a estrada e, por este motivo, você deverá tratá-los muito bem. Primeiramente, pegue um medidor de pressão e verifique a pressão interna de cada pneu e compare com a medição indicada pela montadora.

6. Suspensão e balanceamento

O funcionamento adequado desses sistemas é mais que necessários. Por isso, é importante observar com atenção se existem vibrações ao volante. Neste caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada. Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

7. Fluido de transmissão

Fluido de transmissão é o que mantém as engrenagens do seu carro funcionando. Verificar este item é tão simples quanto verificar o óleo, basta procurar por uma vareta chamada transmissão e repetir o mesmo processo feito com o óleo.

Nesse caso, você deve procurar um fluido de transmissão limpo e sem flocos de metal. Se você encontrar pedaços ou flocos de metal ligado à vareta, leve o seu carro ao mecânico imediatamente.

8. Lâmpadas do veículo

Além de escapar das multas, checar se as luzes do carro estão todas funcionando e reguladas, ajuda a não comprometer o campo de visão do motorista, sem atrapalhar os condutores quem vem no sentido contrário.

9. Cinto de Segurança

É importante lembrar sobre a importância do cinto de segurança. Todos os passageiros devem colocar o cinto, inclusive os passageiros que viajam no banco traseiro. Na estrada ou na cidade, use cinto! Se perceber qualquer falha no cinto, peça para a oficina checar.

Não esqueça de manter a segurança de seus pets também!


Sarita

Sou diretora de Conteúdo na Divulggare que é a agência responsável para administrar e publicar os artigos no blog da Pousada Port Louis.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X