(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Usar óculos de sol: Veja sua importância no inverno

usar óculos de sol

Engana-se quem pensa que no inverno não é preciso usar óculos de sol e os raios solares não prejudicam a visão.

Apesar do frio, o sol continua sendo prejudicial para os nossos olhos e uma boa proteção, como usar óculos de sol faz toda a diferença, ainda mais se ela for super estilosa.

Muito mais do que um acessório de moda, os óculos escuros existem para proteger os nossos olhos dos perigosos raios solares.

Os raios do sol atravessam as nuvens, mesmo em dias nublados, incidindo sobre a terra e colocam em risco a saúde dos nossos olhos.

Irritações, areia nos olhos, dor, vermelhidão e catarata são reações comuns de quem se expõe ao sol sem a devida proteção.

Veja porque usar muito seus óculos na estação mais gelada do ano

1 – Redução de Brilho

Principalmente quem dirige pode muitas vezes ficar à mercê da ação do frio. A umidade, poças d’água, sereno e geadas podem confundir facilmente a visão por causa do brilho que refletem. Óculos de sol de qualidade absorvem esses raios, garantem o aumento da segurança de quem dirige e melhoram o conforto na visão em geral. Lentes polarizadas são particularmente indicadas para essas situações, por absorverem os raios horizontais de luz proveniente de reflexos.

2 – Proteção dos raios UV

Os raios Ultra Violeta atingem diretamente as córneas e podem, a longo prazo, causar irritações, inflamações e até cegueira por consequência de cataratas. A maior parte dos óculos de sol oferece proteção a esses raios e também UVA, UVB e UVC. Além de cuidar dos seus olhos, protegem também a pele sensível ao redor dos olhos, evitando o aparecimento de rugas nos cantos dos olhos pela grande exposição ao sol.

3 – Liberdade ao ar livre

Poeira, muito vento e detritos são característicos da estação e nada disso chega perto dos seus olhos graças aos seus óculos. Por isso, use-os! Com o tempo seco e muito vento, os olhos ficam à mercê de muita poeira, o que pode resultar em inflamações e conjuntivites alérgicas.

4 – Eles reduzem as dores de cabeça e fadiga ocular

As pupilas controlam quanta luz chega à parte sensível à luz da retina que fica no fundo dos olhos, responsável pela formação das imagens. Na presença de pouca luz, as pupilas relaxam e dilatam para permitir que o máximo de luz possível atinja a retina. Em toda condição onde os olhos são superexpostos ao brilho, as pupilas não são capazes de contrair o suficiente para reduzir a exposição à luz de uma forma confortável. O trabalho constante de contração, dilatação e ajuste de foco é o principal causador de muitas dores de cabeça e fadigas oculares. Usar os óculos de sol faz com que esse exercício seja consideravelmente menor.

Alguns cuidados a ter quando comprar óculos de sol

– Mesmo que este estilo não seja o mais atraente, o ideal é que os óculos de sol cubram as laterais dos olhos para evitar que uma luz difusa afete os olhos.

– Lentes que não sabemos a procedência devem ser evitadas, porque podem prejudicar a saúde dos olhos e serem mais perigosas do que simplesmente não usar os óculos de sol. De acordo com recomendações internacionais, os fabricantes de óculos devem indicar claramente o grau de proteção de cada lente.

– Um critério que deve guiar a compra é olhar para as etiquetas dos produtos e verificar se o par de óculos fornece pelo menos “98% de proteção UV” ou “98% de proteção contra raios UVA e UVB.” Se não houver nada a este respeito na etiqueta, ou se houver uma mensagem vaga, tal como “proteção UV” ou “bloqueio da luz UV”, o melhor é não comprar estes óculos de sol porque podem não oferecer proteção adequada.

– A quantidade de escurecimento e cor fica ao critério pessoal. Cada pessoa possui a sua própria tolerância.  A fotoproteção não está relacionada ao uso de lentes nos tons mais escuros. Óculos de sol com lentes verde, laranja, vermelho, cinza e até transparente podem oferecer a mesma proteção que lentes mais escuras. Não há comprovação que a cor interfira na proteção.

Gostou das dicas da Port Louis? Então compartilhe com seus amigos 🙂


Sarita

Sou diretora de Conteúdo na Divulggare que é a agência responsável para administrar e publicar os artigos no blog da Pousada Port Louis.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X