(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Viajar com ou sem reservas?

viajar com ou sem reservas

Veja prós e contras de Viajar com ou sem reservas. Dúvida que atormenta viajantes.

Quando pensamos em viajar, sempre vem a dúvida: viajar com ou sem reservas? Será que é importante já comprar passagens, fazer reservas em hotéis, adquirir ingressos e passeios antes de embarcar, ou ir decidindo o que fazer pelo caminho e aproveitar o que cada cidade lhe reserva?

A verdade é que viajar com ou sem reservas existem prós e contras em ambas as modalidades, e você deve optar pela que se encaixar mais no seu perfil de viajante ou no seu momento.

Às vezes, você gosta de viajar sem planos, mais livre para aproveitar o que o destino lhe oferece, mas está com orçamento apertado demais para isso. Talvez você goste de planejar tudo com antecedência, com o seu orçamento já pré-determinado, mas está viajando com mais pessoas e precisa deixar o roteiro livre para que todos possam aproveitar.

Para te dar uma diretriz do que fazer, vamos apresentar os prós e contras em viajar com ou sem reservas.

Viajar com reservas

Viajar com reserva pode ser feito de duas maneiras: por conta própria ou com a ajuda de uma agência de viagens.

Viagens com reserva por empresa de Viagens

A maioria das pessoas preferem contratar uma empresa de viagem para fazer seus roteiros.

Pacotes são ideais para quem não gosta de passar horas pesquisando na internet para fazer suas próprias reservas, encontrar o transporte que se encaixe no seu horário, o hotel melhor localizado, descobrir o trajeto do hotel aos pontos turísticos que não se pode perder, onde trocar dinheiro, quais os restaurantes frequentar, etc.

A grande desvantagem de viajar com uma agência é que o roteiro dos pacotes é pré-determinado e você será obrigado a ir para as cidades escolhidas, vai ficar pelo número de dias listado pela agência, na hora e minuto decididos por ela. Tirando algumas manhãs ou tardes livres, não existe flexibilidade, exceto os roteiros personalizados.

De qualquer forma, sua trajetória de viagem continuará engessada, pois as reservas terão sido feitas antes de você viajar. Além disso, viajar por agência, seja com a galera ou sozinho, é mais caro do que viajar por conta própria na grande maioria das vezes.

Viagens com reserva por conta própria

A outra forma de viajar com reservas é você mesmo fazer o planejamento. Isso requer pesquisa e compra das passagens, hospedagens, ingressos e passeios antes de embarcar. A primeira vantagem nesse caso é, sem dúvida, a economia de dinheiro.

Como você fez tudo antecipado, boa parte dos gastos já foi feito antes de embarcar e com isso, você não corre o risco de perder o controle do orçamento nas férias e pode fazer um cálculo do quanto poderá gastar a cada dia.

Por fim, é sempre mais barato fazer suas reservas de viagem com antecedência de entre três a seis meses antes do embarque. Você até pode perder promoções que ocorram nesse período, mas é algo que não se pode prever e, se elas não ocorrerem, com certeza você vai pagar muito mais na véspera das férias.

Filas de espera

A segunda vantagem da reserva antecipada é que você escapa da lotação e garante que haverá lugar para viajar no dia e horário planejados, fica no hotel escolhido, faz o tour pretendido e garante a entrada no ponto turístico tão sonhado.

Vale lembrar também que reservar os ingressos de atrações turísticas com antecedência nem sempre é o mais barato, mas pode evitar a perda de horas preciosas de viagem enfrentando filas quilométricas em frente a bilheterias, às vezes debaixo de um sol de rachar ou de uma chuva gelada. Dependendo do tempo que você dispõe para suas férias e de tudo que planeja conhecer, pode ser um bom investimento.

Desvantagem do roteiro engessado

A grande desvantagem de viajar com tudo reservado é que você estará preso ao planejamento que fez antes de viajar. Será complicado ou mesmo impossível fazer grandes mudanças no roteiro e, se algo der errado, como descobrir que escolheu um hotel ruim, ficar impedido de embarcar ou passear, não haverá como modificar toda a programação para recuperar o tempo perdido.

Também não será possível estender sua estadia em um lugar que você tenha gostado muito ou reduzir em um que tenha lhe decepcionado, pois você já terá tudo comprado para seguir para o próximo destino. Mas ter um roteiro fechado antes de viajar pode ajudar quem vai viajar sozinho.

Viajar sem reservas

Livre, leve e solto! Sem dúvida essa é a grande vantagem de quem embarca sem comprar nada com antecedência. Viajar sem reservas você pode fazer o que quiser, quando quiser e ficar quanto tempo quiser em cada lugar – dentro do seu limite de tempo e dinheiro, é claro. Você pode pensar em ficar cinco dias num lugar, mas se apaixonar pela cidade e você pode permanecer por mais tempo.

Por outro lado, toda essa flexibilidade pode elevar seu orçamento de viagem, pois deverá estar preparado para passar mais tempo em um lugar caro, quando achava que já estaria em uma cidade ou país baratos. Sempre esteja preparado para os imprevistos. Talvez os melhores hotéis, pousadas ou albergues estejam lotados quando você chegar lá sem reserva, especialmente se a viagem for feita na alta temporada

Essas são as vantagens e desvantagens de viajar com ou sem reserva. Mas lembre-se: qual seja sua escolha, viajar com ou sem reservas, alimenta a alma e renova as energias.

 

 

 


Sarita

No description.Please update your profile.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X