(12) 3884.6010 (11) 9.5530.1964 reservas@portlouis.com.br

Grávida na praia e seus cuidados

gravida na praia

Grávida na praia requer alguns cuidados especiais

Grávida na praia é saudável e não tem contraindicações. No entanto, é muito comum que as futuras mamães sintam certo receio de viajarem durante a gravidez. Isso porque acham que pode afetar de alguma forma a gestação.

Portanto, é possível sim aproveitar a praia grávida, desde que você tome algumas precauções para não afetar a sua saúde e nem a do bebê. Se divertir tranquilamente sem trazer complicações para a sua gestação, faz bem a sua saúde.

Acompanhe nossas dicas.

Quando posso ir à praia?

O momento ideal para ir à praia é muito relativo e pode variar de mulher para mulher, dependendo do organismo de cada uma. Porém, é recomendado que no primeiro mês de gestação e no último seja evitado a entrada no mar e fazer viagens de longa duração. Durante os primeiros meses a mulher enjoa facilmente. E nos últimos, já com um barrigão fica difícil de se equilibrar ou de passar horas sentada em um carro.

Posso tomar banho de mar?

Se não se trata de uma gestação de risco fique tranquila, você poderá curtir e aproveitar bem o mar problemas. O banho de mar ajuda a relaxar e promove bem-estar físico e psíquico às gestantes, portanto, a praia está liberada. Mas nada de exagerar. Opte por praias mais tranquilas e sem grandes movimentações e de preferência que não possua muitas ondas.

Procure não ir para parte mais profunda, pois pode ser necessário maior esforço para retornar e pode ser perigoso. O ideal é que a altura da água bata, no máximo, na altura dos joelhos. O mergulho também deve ser evitado, assim como furar ondas.

Caso você sinta a necessidade de entrar um pouco mais se o mar estiver calmo, sempre que vier uma onda, vire-se de costas a ela para evitar essa colisão com a barriga. O perigo está quando as ondas fortes se chocam repentinamente com a região abdominal e podem causar complicações sérias.

Sempre esteja acompanhada de alguém, independentemente de qualquer etapa da gravidez. É comum a pressão arterial sofrer alterações e, por isso, a mulher pode se sentir zonza. Portanto, ter um apoio, caso haja um desequilíbrio, é fundamental e evita quedas e, até mesmo, afogamentos.

O esforço deve ser moderado e durar entre 20 e 40 minutos, com intervalos de descanso. A grávida na praia também deve evitar permanecer com roupas úmidas por muito tempo. Isso é importante para evitar a candidíase, bastante comum na gravidez.

Ter contato com a areia e brincar com o filho com balde e pazinha não tem problema nenhum. Só não é indicada a prática de jogos na beira do mar com bolas, que podem atingir a sua barriga e acabar machucando.

Cuidados com o Sol Forte

A futura mamãe está liberada para tomar banho de mar e ter contato com a areia, no entanto, é fundamental usar protetor solar. O uso de filtro solar de fator máximo é indispensável e lembre-se que é necessário passa-lo novamente após sair da água do mar ou após um período. Evitar exposição ao sol após as 10 e antes das 16 horas também é essencial para uma grávida na praia.

Afinal você quer aproveitar e não ter uma insolação grave, ficar toda desconfortável com queimaduras pelo corpo ou aparecer manchas pelo corpo que são bem comuns na gravidez, não é? Itens como chapéu, óculos de sol e guarda-sol também são fundamentais para proporcionar um dia agradável e sem dores de cabeça depois.

Hidratação na praia deve ser constante

Em épocas mais quentes as grávidas na praia devem tomar muito cuidado com a pressão e em hidratar o corpo. Portanto aproveite o clima e abuse de muita água, sucos e água de coco.

A desidratação pode causar mal-estar como dores de cabeça, diminuição da salivação, tontura, queda da pressão e desmaios, além de infecção urinária. Em casos mais graves, gera risco maior de trabalho de parto prematuro. A orientação é ingerir de dois a três litros de água filtrada por dia e tomar água mineral somente de garrafa lacrada.

O que Posso Comer na Praia?

Os cuidados com a alimentação da grávida na praia devem ser redobrados. Evite os quitutes oferecidos por ambulantes e carrinhos de praia normalmente são gordurosos e de procedência desconhecida, além de alimentos crus, saladas e aqueles à base de ovos e maionese. Procure levar frutas e lanches leves de casa, biscoitos de polvilho também é uma ótima opção para a praia.

Use creme hidrante para sua pele

Depois de um dia inteiro de exposição solar na praia, o ressecamento do cabelo ou do rosto pode incomodar. Para tratar desse problema, use apenas cosméticos aprovados pelo seu obstetra. Verifique se a composição desse produto não trará complicações para sua gestação.

Outras recomendações

– Não fique muito tempo com o biquíni molhado: isso gera umidade na região íntima, propiciando a proliferação de fungos e podendo levar a infecções vaginais (candidíase);

– Fique atenta às épocas de temporada, quando há maiores riscos de água contaminada e disseminação de doenças infecciosas, o que pode causar diarreia, vômito e desidratação;

– Carregue sempre consigo o cartão pré-natal, caso precise se consultar com um médico.

Seguindo todas as recomendações ditas anteriormente, você poderá curtir a praia, o sol e o mar sem nenhum problema. Apenas tome cuidado para não abusar. Boa praia!


Sarita

Sou diretora de Conteúdo na Divulggare que é a agência responsável para administrar e publicar os artigos no blog da Pousada Port Louis.

You must be logged in to post a comment

pt Portuguese
X